Superlotação dificulta atendimento para emissão da carteira de identidade

Quem precisa da primeira ou da segunda via da carteira de identidade passa até cinco horas na fila para ser atendido (Foto: Nilzete Franco)
 
Cinco horas. Esse é o período médio em que as pessoas ficam na fila para solicitar a emissão da carteira de identidade no Instituto de Identificação Odílio Cruz, no bairro Liberdade. De acordo com a direção do órgão, a grande demanda está causando as longas filas.
Para conseguir o atendimento, muitas pessoas formam filas ainda na madrugada para pegar as senhas de atendimento. “Cheguei aqui às 5 horas. Já são 10 horas e continuo na fila. Tenho que retirar a segunda via da minha identidade porque preciso registrar o meu filho, que está para nascer. Além disso, necessito do documento para começar a trabalhar”, disse Édson Gusmão.
Para a estudante Jeiny Souza, o atendimento no local também é demorado. “Temos que chegar cedo, enfrentar uma fila sem organização e que poucos respeitam para poder ter informação. Depois tem outras filas e o jeito é esperar. Quero resolver meu problema. Preciso da minha identidade o mais rápido possível”, afirmou Jeiny.
Quem também questiona a demora no atendimento no Instituto de Identificação é a professora Simone Sales. “Passei mais de cinco horas para conseguir concluir o meu atendimento e retirar a segunda via da identidade”, relatou.
Segundo o diretor do Instituto, Amadeu Rocha, a superlotação é causada pela grande demanda das pessoas pelo serviço. Ele afirmou que os servidores começam o atendimento às 7h30 para conseguir suprir a demanda.
Amadeu Rocha lembrou que foi feita uma manutenção corretiva no prédio para proporcionar melhor infraestrutura às pessoas em atendimento. Antes apenas um banheiro estava em funcionamento. Com a reforma, foram disponibilizados sete banheiros. “Em 2015, o processo para tirar a identidade durava em média três meses. Atualmente dura apenas dez dias úteis, o que significa um avanço na prestação do serviço. Fizemos toda uma reestruturação no prédio e ainda queremos melhorar mais para oferecer qualidade no atendimento”, explicou.
Quem precisa emitir a carteira de identidade pode procurar outros locais, além do Instituto de Identificação: na Casa do Cidadão, localizada na Rua Izidio Galdino, 2469, bairro Senador Hélio Campos, em Boa Vista; e no Hospital de São Luiz, em uma sala cedida à Polícia Civil no município do sul do Estado. “Ampliamos a rede de atendimento com mais um posto na capital e outro no interior do estado para diminuir a demanda aqui no instituto e o tempo de espera ser menor consequentemente, tudo visando o bem-estar e satisfação do cidadão”, disse. (E.S)





Por Folha Web
COMPARTILHAR:

+1

Publicidade:

Roraima music no twitter

Total de visualizações

Cursos Online

Receba Nossas atualizações

•Recomende-nos No Google+
•Receba Nossas Notícias do Roraima Music Por e-mail