Espanhóis voltam às ruas de Barcelona contra independência da Catalunha | Portal RR Music

Espanhóis voltam às ruas de Barcelona contra independência da Catalunha

No sábado (7), manifestações ocorreram também em Madri e outras cidades espanholas.

Milhares de pessoas tomaram as ruas de Barcelona, capital da Catalunha, neste domingo (8), para manifestações contrárias à independência da Espanha.
Os manifestantes, convocados por associações contrárias à independência da Catalunha, se concentraram para agradecer à Polícia e à Guarda Civil espanholas pela defesa da ordem constitucional e o seu "exemplar comportamento" no dia 1º de outubro, quando se realizou um referendo de independência suspenso pela Justiça. Cerca de 900 pessoas ficaram feridas nos combates com as forças de segurança, fato que provocou reações de líderes da União Europeia e das Nações Unidas.
No sábado (7), manifestações ocorreram também em Madri e outras cidades espanholas.
Atrás de uma faixa com o lema "Barcelona sempre com a Espanha", os manifestantes também levavam placas com dizeres como "Catalunha é Espanha" e "Juntos somos mais fortes".
Também gritaram "Não estão sozinhos" às forças de segurança do Estado espanhol e exibiram bandeiras espanholas e catalãs.
Entenda o movimento separatista da Catalunha
Entenda o movimento separatista da Catalunha
Em declarações à agência Efe o presidente da Junta de Governo do Agrupamento cívico-social da Guarda Civil, Pablo Vázquez, pediu ao governo dessa região que "tudo volte à normalidade e deixe de enfrentar os catalães", ao mostrar-se convencido de que o diálogo vai triunfar.
As manifestações acontecem dias antes do líder da Catalunha, Carles Puigdemont, fazer uma possível declaração de independência unilateral. No sábado, o premiê espanhol, Mariano Rajoy, disse que vai suspender o status de região autônoma da Catalunha caso a declaração se torne, de fato, real.
"Nós nos sentimos catalães e espanhóis", disse Araceli Ponze, 72, uma das manifestantes de Barcelona. "Estamos vivendo uma grande incerteza. Vamos ver o que acontece nesta semana, mas temos que nos manifestar intensamente para que eles saibam o que queremos".

Referendo

A Catalunha é uma região autônoma da Espanha, com 7,5 milhões de habitantes. Mais de 90% das 2,3 milhões de pessoas que votaram no referendo no dia 1º apoiam a independência da região da Espanha, segundo dados oficiais.
No entanto, o número de participantes no referendo representa apenas 43% do total de 5,3 milhões de votantes na Catalunha, visto que muitos opositores à independência resolveram não participar da votação - considerada inconstitucional pelo governo de Madri.
O governo espanhol mandou milhares de guardas da Polícia Nacional para tentar evitar a votação. Cercade 900 pessoas foram feridas em confrontos com as forças policiais, o que tornou a situação ainda mais tensa.
Perder o território da Catalunha seria um golpe fortíssimo para o governo espanhol, pois privaria o país de cerca de 16% de sua população, um quinto dos seus rendimentos econômicos e quase um quarto das exportações. Além disso, a Catalunha está entre os destinos mais visitados por estrangeiros que vão à Espanha, respondendo por cerca de um quarto do turismo no país. 






Por G1 
COMPARTILHAR:

+1

Publicidade:

Roraima music no twitter

Total de visualizações

Cursos Online

Receba Nossas atualizações

•Recomende-nos No Google+
•Receba Nossas Notícias do Roraima Music Por e-mail