Chefe do ELN morre em confronto com o exército da Colômbia

'Carro Loco' morreu em combate na zona rural de Agua Azul, segundo o exército. Morte ocorreu a poucas horas do cessar-fogo acordado entre o governo e a última guerrilha ativa do país.
  Rebelde do Exército de Libertação Nacional (ELN), a última guerrilha ativa da Colômbia, nas florestas do noroeste do país (Foto: Federico Rios/Reuters)

O líder da Frente "José David Suárez" da guerrilha do Exército da Libertação Nacional (ELN), conhecido como "Carro Loco", morreu em combate contra o exército da Colômbia na zona rural de Agua Azul, segundo neste sábado (30) o exército do país.
O confronto ocorreu na aldeia de Retiro Milagro, no departamento de Casanare, durante uma operação conjunta com a Força Aérea, a polícia e a Promotoria Geral, informou o exército em comunicado.
O líder guerrilheiro foi ferido em combate e levado pelo exército para o hospital de Yopal, capital do departamento, mas não resistiu aos ferimentos. Foram confiscados dois fuzis, equipamentos de combate e munição na operação.
"Carro Loco" estava há mais de 20 anos no ELN e atualmente comandava as estruturas da guerrilha em Casanare. O exército diz que ele está ligado ao assassinato de 11 militares e o sequestro de um em uma zona rural de Chitagá, no departamento de Norte de Santander, em maio do 2013.

Acordo de paz

A morte ocorre a poucas horas do cessar-fogo de 101 dias acordado entre o governo colombiano e o ELN, a última guerrilha ativa do país. O cessar-fogo começou à meia-noite deste domingo (1º) e foi a maior conquista nos diálogos de paz que começaram em fevereiro em Quito.
O governo do presidente Juan Manuel Santos passou a negociar com o ELN após selar um pacto histórico com as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), a principal e mais antiga guerrilha do continente. O acordo rendeu ao presidente colombiano o prêmio Nobel da Paz.
O sangrento conflito armado na Colômbia deixou 220 mil mortos, 60 mil desaparecidos e 6,9 milhões de deslocados. 




Por Agencia EFE 
COMPARTILHAR:

+1

Publicidade:

Roraima music no twitter

Total de visualizações

Cursos Online

Receba Nossas atualizações

•Recomende-nos No Google+
•Receba Nossas Notícias do Roraima Music Por e-mail