Ministério da Saúde realiza pesquisa para caracterizar vítimas de violências e acidentes | Portal RR Music

Ministério da Saúde realiza pesquisa para caracterizar vítimas de violências e acidentes

Em Boa Vista, o estudo esta sendo feito nas portas de entrada dos serviços de urgência e emergência dos hospitais públicos
Pesquisa está sendo feita nas entradas dos serviços de urgência e emergência, como no Pronto Atendimento Cosme e Silva (Foto: Hione Nunes)

Desde o início do mês, o Ministério da Saúde está realizando a pesquisa Viva Inquérito em unidades de saúde da capital, com o intuito de identificar a tendência de violência e acidentes, assim como conhecer o perfil das vítimas. O estudo está sendo feito nas portas de entrada do serviço de urgência e emergência do Hospital da Criança Santo Antônio, do Hospital Geral de Roraima e do Pronto Atendimento Cosme e Silva por entrevistadores preparados para aplicação do questionário.
De acordo com o superintendente municipal de Vigilância em Saúde, Emerson Capistrano esta é uma pesquisa extremamente importante para identificar o perfil das vítimas na capital. "É uma pesquisa que vai identificar a fragilidade e o perfil das vítimas de acidentes de trânsito, quedas, queimaduras, assim como as vítimas de violências interpessoais e autoprovocadas. Todas essas informações serão utilizadas para dar suporte a debates e colaborar para desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a prevenção desses acidentes e violências", explicou.
Ainda segundo o superintendente, a pesquisa vai fazer identificar os pontos marcantes das vítimas entrevistadas, no período de 30 dias, além de descrever o perfil epidemiológico das vítimas, identificar os fatores de risco e de proteção associados à ocorrência de violências e acidentes com objetivo final de propor medidas específicas de vigilância e prevenção de violências e acidentes e de promoção da saúde e cultura da paz.
“É um trabalho de suma importância. Ele vai identificar e traçar um perfil das vítimas participantes, vai elaborar um perfil epidemiológico das vítimas, dando um diagnóstico dos fatores de risco e também de proteção para medidas que venham combater os principais problemas descobertos na pesquisa”, enfatizou.
A PESQUISA - O Viva Inquérito tem o objetivo de analisar a tendência das violências e acidentes e descrever o perfil das vítimas de violências (interpessoais ou autoprovocadas) e dos acidentes (trânsito, quedas, queimaduras, dentre outros) atendidas em unidades de urgência e emergência selecionadas. Atualmente a pesquisa é realizada a cada três anos. (E.S)







Por Folha Web
COMPARTILHAR:

+1

Publicidade:

Roraima music no twitter

Total de visualizações

Cursos Online

Receba Nossas atualizações

•Recomende-nos No Google+
•Receba Nossas Notícias do Roraima Music Por e-mail