Fogo volta a atingir o Parque Estadual da Serra do Rola Moça, na Grande BH

De acordo com o Corpo de Bombeiros, incêndio destrói uma mata da Copasa que, recentemente, foi integrada ao parque. Militares informaram que as chamas atingem copas de árvores altas.
Bombeiros combatem fogo na Serra do Rola Moça nesta sexta-feira. (Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)


O fogo voltou a atingir o Parque Estadual da Serra do Rola Moça, na noite desta quinta-feira (14), no bairro Pongelupe, na Região do Barreiro, em Belo Horizonte, informou o Corpo de Bombeiros.
De acordo com a corporação, o incêndio destrói uma mata da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) que, recentemente, foi integrada ao parque.
Os militares informaram que as chamas atingem copas de árvores altas. Um helicóptero seria acionado para dar apoio ao combate ao fogo.

Os bombeiros informaram que há focos em lugares diferentes, o que caracteriza ação incendiária intencional.
Os militares disseram que 13 combatentes e a brigada da Copasa trabalham no combate ao incêndio. Há muito vento no local. O incêndio no Rola Moça, na Região do Barreiro, tinha sido controlado na quarta-feira (13).
O fogo começou em uma área perto das torres de energia da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). De acordo com o Corpo de Bombeiros, os acessos ao parque estavam sendo monitorados, após um grande incêndio que consumiu uma grande área da unidade de conservação.
Incêndio atingiu as torres da Cemig na última terça-feira. (Foto: Reprodução/TV Globo)

Semana passada

Na semana passada, outro incêndio destruiu 1,2 mil hectares da Serra do Rola Moça - destes, 550 hectares ficam dentro da área do parque.
O combate às chamas durou quatro dias, segundo o Corpo de Bombeiros. O impacto maior foi na vegetação, mas há uma área de manancial que foi queimada e causa impacto na infiltração da água no solo.
As queimadas diminuem a produtividade, fundamental para alimentação dos animais que estão no parque como insetos, sapos, lobos-guará, raposa, dentre outros. A recuperação leva de 20 a 30 anos.
Fogo consumiu 1,2 mil hectares da Serra do Rola Moça. (Foto: Reprodução/TV Globo)






Por G1 MG, Belo Horizonte  
COMPARTILHAR:

+1

Publicidade:

Roraima music no twitter

Total de visualizações

Cursos Online

Receba Nossas atualizações

•Recomende-nos No Google+
•Receba Nossas Notícias do Roraima Music Por e-mail