Pescadores poderão pedir seguro defeso pelo computador ou celular

Um acordo firmado entre o INSS e a Confederação dos Pescadores facilita liberação do benefício
Presidente da Federação das Colônias de Pescadores do Estado de Roraima, Rafael Pinheiro: “Agora tudo será mais rápido e fácil”(Foto: Hione Nunes)

Um acordo entre a Confederação Nacional dos Pescadores (CNPA) e o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) vai facilitar a liberação do seguro defeso para pescadores de todo Brasil através do Sistema de Agendamento (SAG), disponível em desktop e smartphones. Até então esse tipo de atendimento só podia ser feito presencialmente.
De acordo o presidente da Federação das Colônias de Pescadores do Estado de Roraima, Rafael Pinheiro, a partir de agora não é mais preciso o pescador ir aos postos do Instituto Nacional de Seguridade Social, onde era dada a entrada dos documentos dos pescadores para obter o seguro defeso. A medida beneficiará milhares de pescadores dando comodidade e celeridade a todo processo burocrático. “Agora tudo será rápido e fácil. O próprio pescador pode acompanhar o processo de liberação do seu beneficio”, afirmou.
Ainda segundo o presidente, durante uma reunião realizada nesta semana em Brasília com representantes do INSS, o presidente da Confederação Nacional da Pesca e Aquicultura (CNPA), Walzenir Falcão, disse que o sistema é simples de usar e as entidades ligadas à Instituição vão dar todo suporte ao pescador para o manuseio do aplicativo. “O pescador estava sendo penalizado sem a disposição desse sistema para classe. Antes o processo era lento e trabalhoso, demandava tempo das pessoas que trabalham com a atividade”, comentou.
No comunicado enviado à Confederação Nacional da Pesca e Aquicultura (CNPA), o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) reconheceu a necessidade de beneficiar o pescador com o acesso ao sistema. Segundo o comunicado, o aumento no número de processos é considerável a cada ano, o que gera mais atraso na liberação do seguro defeso de milhares de pescadores e que agora com o acesso ao SAG, esse problema será minimizado.
A Receita Federal sugeriu que os postos do Instituto Nacional de Seguridade Social acabassem com a necessidade da obrigação do atendimento presencial ao pescador para liberação do seguro defeso. (E.S)



Por Folha Web
COMPARTILHAR:

+1

Publicidade:

Roraima music no twitter

Total de visualizações

Cursos Online

Receba Nossas atualizações

•Recomende-nos No Google+
•Receba Nossas Notícias do Roraima Music Por e-mail