Jogo de perguntas e respostas alerta sobre o tráfico de pessoas no Estado | Portal RR Music

Jogo de perguntas e respostas alerta sobre o tráfico de pessoas no Estado

Aplicativo, lançado pela Assembleia Legislativa, pode ser baixado em smartphones Android
O aplicativo testa conhecimentos sobre o tráfico humano de maneira lúdica (Foto: Hisraufre Emiliano/SupCom-ALE)

Em comemoração ao Dia Internacional de Combate ao Tráfico de Pessoas, celebrado no domingo, 30, a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) lançou ontem, 31, pela manhã, um aplicativo em formato de quiz, um jogo lúdico de perguntas e respostas que tem como objetivo avaliar os conhecimentos e, ao mesmo tempo, alertar sobre a problemática do tráfico de pessoas. No estado, a problemática é evidente em razão das fronteiras com a Guiana e a Venezuela.
A solenidade de lançamento da ferramenta ‘Cilada Quiz’ aconteceu no Plenário Valério de Magalhães e contou com a presença de representantes da Procuradoria da Assembleia Legislativa, do grupo Rede Grito pela Vida, da Diocese de Roraima, do Comitê e Fórum Estadual de Enfretamento ao Abuso, Exploração Sexual e Tráfico de Crianças e Adolescentes no estado de Roraima.
Criada por três acadêmicos do curso de Sistema da Informação do Centro Universitário Estácio da Amazônia, a Ferramenta inicialmente foi desenvolvida para aparelhos celulares com sistema Android e em breve está disponível para o sistema IOS. O aplicativo é gratuito e pode ser baixado pela PlayStore.
Os acadêmicos tiveram uma semana e meia para a criação da ferramenta. Segundo Pedro Lobato, um dos desenvolvedores do aplicativo, o convite foi fantástico e desafiador. “O uso do app é simples. O usuário baixa o programa e começa a manusear a ferramenta. Perguntas sobre o tráfico de pessoas são feitas ao usuário. Se ele acertar, aparece um bonequinho feliz. Se errar, o personagem fica triste”, explicou.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jalser Renier, avaliou o aplicativo como muito importante, principalmente para os jovens. “Os adultos também devem baixar o Cilada Quiz e jogar e repassar a informação de que agora temos uma ferramenta de conscientização sobre o tráfico de pessoas. Temos que fazer um trabalho com responsabilidade, levando conhecimento sobre esse crime, para dentro das escolas do Estado”, comentou.
De acordo com a Coordenadora do Núcleo de Promoção, Prevenção e Atendimento às Mulheres Vítimas de Tráfico de Pessoas, a finalidade da ferramenta é aprender e alertar sobre os riscos do tráfico humano. Os adolescentes que cursam o Ensino Médio são o público-alvo da ferramenta. “O problema é sério e a ideia é conscientizar, fazer com que os jovens saibam detectar os riscos e se livrem deles de maneira segura. O bom é que aprender sobre o assunto ficou fácil e a ferramenta é muito divertida”, afirmou.
A técnica de enfermagem Welleda Lima aprovou a iniciativa. Ela já usa a ferramenta e indica para outras pessoas. “Gostei muito. Aconselho e incentivo para que as pessoas conheçam e usem”, comentou. O auxiliar de serviços gerais Erivan Magno concorda: “A ideia foi muito inteligente, pois a juventude é vidrada em tecnologia, que agora está sendo usada da maneira correta, para o bem”, frisou. (E.S)






Por Folha Web
COMPARTILHAR:

+1

Publicidade:

Roraima music no twitter

Total de visualizações

Cursos Online

Receba Nossas atualizações

•Recomende-nos No Google+
•Receba Nossas Notícias do Roraima Music Por e-mail