Governo do Estado anuncia 40ª edição da Expoferr de 05 a 15 de outubro

Maior evento agropecuário do Estado de Roraima completará 40 anos com expectativa de fomentar os produtores rurais
Expoferr, a ser realizada na região de Monte Cristo, ainda depende de parcerias (Foto: Arquivo/Folha)

A Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) anunciou que a 40ª edição da Exposição Feira Agropecuária de Roraima (Expoferr) está programada para ser realizada de 05 a 15 de outubro deste ano. A data foi publicada no Diário Oficial do Estado de Roraima (Doerr) do dia 24 de agosto.
Foram adotadas medidas administrativas preparatórias para o evento, que é considerado um importante investimento para o setor rural, uma vez que a Expoferr é o espaço que movimenta o maior volume de recursos em financiamentos bancários para os produtores, na compra e venda de animais e implementos agrícolas. Na última edição foram movimentados R$ 15 milhões.
A realização do evento, no entanto, está condicionada aos patrocínios e parcerias que o governo está buscando. A programação já está sendo elaborada para ocorrer no Parque de Exposições Dandãezinho, na região de Monte Cristo, zona rural de Boa Vista.
HISTÓRIA – Expoferr completa 40 anos de existência nesta edição. A primeira edição foi realizada na Avenida Santos Dumont, no bairro São Pedro, na zona leste, na década de 1950, onde hoje ficam a sede da Femar, do Ministério Público e Conjunto dos Executivos. No local escolhido havia uma roça com plantação de arroz, milho e pasto para o gado, além de árvores de taboca (parecida com bambu). Toda aquela área pertencia ao casal Alvino e Elvira de Albuquerque Lima.
O governador do então Território Federal do Rio Branco, Hélio Magalhães de Araújo (1959-1961), comprou a área para fazer uma feira de exposição de gado e de produtos regionais. O seu sucessor, Djacir Cavalcante de Arruda (1961–1962), realizou a primeira exposição e o governador Clovis Nova da Costa (1962–1963) deu continuidade à realização anual da “Exposição Feira-Agropecuária” do Território Federal de Roraima (Expoferr).
Durante 29 anos a “Exposição”, como era chamada pela população, foi a principal atração do Território de Roraima. Os fazendeiros traziam o seu melhor gado, a sua melhor rês e o seu melhor cavalo. Os produtores agrícolas, com suas famílias, traziam frutas, legumes, doces, farinha e carne da melhor qualidade. Os indígenas traziam sua produção e artesanatos, mostrando harmonia entre o campo e a cidade.
Na Expoferr, além da exposição de gado e de produtos regionais, havia atrações com shows de cantores regionais e de outros estados. Em meio a toda esta festa, os momentos mais esperados eram o rodeio (com corridas de cavalos e habilidades na derrubada do boi no laço) e a escolha da “Rainha da Feira”, quando moças roraimenses, vindas também do interior representando as colônias Agrícolas - Braz de Aguiar (Cantá), Fernando Costa (Mucajaí) e Coronel Mota (Alto Alegre) - desfilavam diante da comissão julgadora, recebendo os aplausos do público. (E.S)





Por Folha Web
COMPARTILHAR:

+1

Publicidade:

Roraima music no twitter

Total de visualizações

Cursos Online

Receba Nossas atualizações

•Recomende-nos No Google+
•Receba Nossas Notícias do Roraima Music Por e-mail