Nível do Rio Branco volta a subir e população deve ficar em alerta | Portal RR Music

Nível do Rio Branco volta a subir e população deve ficar em alerta

Em cinco dias, nível do Rio Branco subiu 57 centímetros, considerado acima da cota
Famílias vivem em alojamento improvisado no Ginásio Tancredo Neves, localizado no bairro Caimbé (Foto: Diane Sampaio)

O nível do Rio Branco voltou a subir nos últimos dias, segundo dados da Agência Nacional de Águas (ANA), disponibilizadas pela Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caerr). No final da tarde de ontem, o nível do rio batia os 7,84 metros. No município de Caracaraí, o nível do Rio Branco era, no final da tarde de domingo, 8,61 metros. O alerta das Defesas Civil Municipal e Estadual é para que as pessoas retiradas de áreas alagadas não voltem para suas residências.
O Corpo de Bombeiros Militar não descarta a possibilidade de o nível do rio subir novamente e ultrapassar os 9 metros, deixando mais pessoas desalojadas e desabrigadas. Até o momento, 60 famílias de Boa Vista e da Vila Vintém, no Cantá, foram retiradas de suas casas na capital, sendo que 30 delas estão em um abrigo municipal, no Ginásio da Escola Tancredo Neves, no bairro Caimbé, zona oeste de Boa Vista.
A família da desempregada Maria Santinha, moradora da Vila Vintém, está desabrigada e foi alojada no abrigo municipal. Ela, que é mãe de quatro filhos, disse que é difícil viver de maneira improvisada e espera que o nível do rio baixe para que ela e a família voltem para casa o mais rápido possível. “Rezamos para o rio baixar e irmos para nossas casas. Essa vida improvisada não é nada bom”, comentou.
Um oleiro, também morador da Vila Vintém, afirmou que a ajuda do poder público é pouca e que ele tem vivido momentos difíceis. “Recebemos quase nada de ajuda aqui. Nos viramos como podemos. Acredito que as pessoas não deveriam virar as costas para nós, e nos ajudar. Uma visita a quem não tem onde morar não tira a dignidade de ninguém. Toda ajuda é bem-vinda”, disse.

Cinco famílias estão desabrigadas em Bonfim
Após as chuvas registradas nos últimos dias em Bonfim, cinco famílias estão desabrigadas. As pessoas foram encaminhadas a um abrigo da Prefeitura de Bonfim, com auxílio de militares do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil Estadual.
"Essas pessoas moram em uma área de baixada, que tem problema de drenagem. Vimos que a situação era emergencial e fizemos a remoção das famílias. A Prefeitura tem nos ajudado com o maquinário", informou o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Doriedson Ribeiro.
GUIANA – Um prédio no centro de Lethem, na Guiana, desmoronou com a forte chuva. As pessoas que estavam no local conseguiram sair do prédio antes do desabamento e ninguém ficou ferido. A estrutura do prédio não teria suportado a pressão da água.






Por Folha Web
COMPARTILHAR:

+1

Publicidade:

Roraima music no twitter

Total de visualizações

Cursos Online

Receba Nossas atualizações

•Recomende-nos No Google+
•Receba Nossas Notícias do Roraima Music Por e-mail