Corpo de Bombeiros promove curso de aperfeiçoamento de bombeiro civil | Portal RR Music

Corpo de Bombeiros promove curso de aperfeiçoamento de bombeiro civil

São 41 alunos que participam de curso promovido pelo Corpo de Bombeiros de Roraima (Foto: Hione Nunes)
 
O Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR) deu início ontem, 10, às atividades do 1º Curso de Formação de Bombeiro Profissional Civil. São 41 alunos que participam da capacitação, que tem como objetivo reforçar o conhecimento técnico e prático dos profissionais que atuam diretamente na prestação de serviços de segurança e combate a incêndios em empresas públicas ou privadas.
Em outubro do ano passado, a corporação já havia emitido um parecer técnico sobre a realização de cursos voltados à capacitação de bombeiros civis no Estado, onde ficou constatado que todas as empresas que haviam executado ações anteriores estariam atuando de forma irregular. "Essa é uma ação basicamente voltada para as pessoas que atuam na profissão e que já passaram por esse tipo de treinamento. Um reforço de conhecimento, visto que a capacitação anterior deixou muito a desejar, principalmente no que se refere à idoneidade técnica da empresa que ministrou o curso anteriormente", destacou o instrutor do curso, coronel Cleudiomar Ferreira.
O curso terá duração de 237 horas, com previsão de cinco semanas. As atividades serão ministradas em tempo integral, de segunda a sábado, na sede do Comando-Geral, localizado no bairro Pricumã, zona oeste. "A gente acha muito perigoso colocar no mercado um profissional que não esteja realmente qualificado para exercer uma atividade que vai trabalhar com vidas alheias. Essas pessoas, quando entrarem no mercado de trabalho, vão executar praticamente as funções que os bombeiros militares executam, só que no âmbito das empresas onde atuam", frisou.
Serão repassados aos alunos ensinamentos básicos sobre prevenção e combate a incêndios, o que inclui vistorias diárias do sistema de prevenção de incêndio das empresas, manutenção requerida, protocolos de emergência, entre outras questões da atividade do bombeiro civil. "O bombeiro civil atuando no mercado de trabalho, com a qualificação adequada e seguro do que vai fazer, é um reflexo da necessidade que o próprio mercado exige. Além disso, tendo esse profissional preparado, a sociedade e as empresas só têm a ganhar em todos os aspectos", salientou o coronel, destacando ainda que novas turmas deverão ser formadas até o fim deste ano.
Para o bombeiro civil Luiz Costa, a iniciativa não só contribui ainda mais para o fortalecimento da profissão, como também faz com que a população tenha mais confiança no trabalho desenvolvido pelas pessoas que atuam nesse tipo de serviço no Estado "minha equipe e eu estamos contentes com esse treinamento, que só vai nos trazer maior preparo para a nossa profissão. Todas as técnicas que serão repassadas serão válidas para o nosso dia a dia", disse. (M.L)






Por Minervaldo Lopes
COMPARTILHAR:

+1

Publicidade:

Roraima music no twitter

Total de visualizações

Cursos Online

Receba Nossas atualizações

•Recomende-nos No Google+
•Receba Nossas Notícias do Roraima Music Por e-mail