Táxis-lotação são impedidos de rodar Pela Emhur e usuários são prejudicados

Táxis-lotação ficaram parados no terminal do centro por cerca de duas horas (Foto: Rodrigo Otavio)
 
Motoristas de táxi-lotação, táxi convencionais e agentes de fiscalização da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur) entraram em conflito na manhã de ontem, 15, no feriado de Corpus Christi. A confusão ocorreu no Terminal José Campanha Wanderley, localizado no Centro da Capital.
O motivo foi falha de comunicação entre a Prefeitura Municipal de Boa Vista, agentes de fiscalização e o sindicato das categorias. Por conta disto, os motoristas de táxi-lotação foram impedidos de trabalhar das 6 horas até aproximadamente às 8 horas, o que acabou prejudicando os usuários do serviço.
À Folha, a agente de fiscalização da Emhur Ellen Morais disse que não recebeu informação dos superiores de que o funcionamento dos táxis-lotação seria diferente nesse feriado do que comumente acontece. Ela citou que normalmente em feriados e pontos facultativos, conforme o decreto 102-E/2005 e a Lei Municipal 240/1991, os táxis-lotação rodam de 8h a meio-dia e os táxis convencionais, de meio-dia até as 6 horas do próximo dia útil. “Temos essa grande dificuldade de comunicação com nossos superiores. Trabalhamos de acordo com decreto de lei que regulamenta os horários para as categorias de táxi. Não podemos violar a lei e prejudicar os convencionais. Só fizemos o trabalho certo”, afirmou.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Taxistas de Roraima, Marino Jorge Costa, a informação oficial repassada pela Prefeitura de Boa Vista na tarde de quarta-feira era de que os táxis-lotação rodariam das 6h às 20h, como acontece em dias normais. Ontem pela manhã, ele recebeu uma ligação informando do tumulto e ficou surpreso com a falha de comunicação entre a Prefeitura e os agentes da Emhur.
“Recebi na tarde de quarta o documento da Prefeitura, o que na minha opinião foi com bastante atraso. Ai de manhã o telefone toca e me dizem que tá tendo confusão entre os taxistas e os agentes. Lamento que os fiscais não tenham boa comunicação com seus diretores. Além da briga entre os taxistas, a população saiu prejudicada”, comentou.
Conforme Alberto Luiz, taxista convencional há 15 anos, a categoria da qual ele faz parte não recebeu informação alguma do Sindicato ou da Prefeitura de Boa Vista. Para ele, o direito deles está sendo desrespeitado.
“Não recebi informação nenhuma do sindicato. No entanto, vi os fiscais fazendo seu trabalho conforme a lei. Eu e meus colegas apoiamos isso. É nosso direito. Feriado é feriado. A prefeita não tem poder para ‘mudar’ para ponto facultativo um feriado”, salientou.
Quem presenciou a confusão foi a doméstica Vera dos Santos, de 50 anos. Ela mora no bairro Alvorada e trabalha no Paraviana. Disse que se sentiu constrangida, pois assistiu a uma briga que não tinha nada a ver e ainda chegou uma hora atrasada no trabalho. “O que fiquei sabendo é que os lotações iriam trabalhar normal. Contei com eles para cumprir meu compromisso, assim como muitas pessoas aqui. Ai me deparo com confusão entre agentes e motoristas e tenho que esperar resolver a confusão para tentar chegar no trabalho”, relatou.
PREFEITURA – Em nota, a Prefeitura de Boa Vista informou que divulgou no Diário Oficial do Município (DOM), de 20 de dezembro de 2016, conforme decreto nº 1333, a lista de feriados nacionais, estaduais, municipais e pontos facultativos do ano de 2017 para o município, totalizando 15 feriados e 11 pontos facultativos ao longo do ano.
A publicação segue decreto do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, em que na portaria nº 369 divulgou os dias de feriados nacionais e dias de ponto facultativo no ano de 2017, para cumprimento pelos órgãos e entidades da Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo, sem prejuízo da prestação dos serviços considerados essenciais. No decreto federal, o dia 15 de junho, de Corpus Christi, aparece como ponto facultativo e não como feriado.
Assim, conforme publicação no decreto municipal, durante os dias 15 e 16 de junho, os táxis lotação devem funcionar das 6h às 20h, como previsto para os dias de ponto facultativo. No sábado, 17, das 6h às 14h. A Emhur informou que avisou previamente todos os presidentes de sindicatos e agentes de fiscalização de transporte, via memorando. (E.S)

Taxistas de lotação elegem nova diretoria para cooperativa da categoria

Ocorreu ontem, dia 15, a eleição de para a presidência da Cooperativa de Taxi-Lotação (CTL). A votação acontece de três em três anos e duas chapas concorreram, cada uma delas é composta por dez pessoas indicadas para os cargos de presidente, vice, secretário, tesoureiro e seis diretores. O objetivo é a representação legal e organizada da classe.
Atualmente, no município de Boa Vista, existem 411 veículos táxi-lotação e aproximadamente 300 copilotos, o que resulta em 711 votantes. O pleito foi encerrado às 14 horas e apenas 196 motoristas votaram. A chapa 2 foi a vencedora, com 155 votos.
Conforme Luiz Alves, componente da chapa vencedora, fazer parte da representação da categoria é de extrema importância. Para ele, assim é mais fácil ter a certeza de que algo vai melhorar. Alves lembrou que a cooperativa existe há 18 anos, mas que os avanços foram poucos nessas quase duas décadas. “Sinto-me muito grato nesse momento por me disponibilizar a ser representante da classe. É bom a gente ser útil e lutar pelo que é nosso também, desse jeito tenho convicção dos avanços”, comentou.
De acordo com o taxista de lotação Dean Fabricio, a eleição é um divisor de águas, uma vez que ele não estava satisfeito com os representantes da cooperativa. “Esse é um dia de escolha livre para todos nós do táxi-lotação. Da última vez escolhemos errado e ficamos sem representação. Agora estamos sentido isso e precisamos nos organizar melhor para reivindicar nossos interesses”, disse. (E.S)






Por Folha Web
COMPARTILHAR:

+1

Publicidade:

Roraima music no twitter

Total de visualizações

Cursos Online

Receba Nossas atualizações

•Recomende-nos No Google+
•Receba Nossas Notícias do Roraima Music Por e-mail