Serviços essenciais municipais e estaduais serão mantidos no feriadão

Hospitais terão reforço de pessoal e algumas instituições vão funcionar em regime de plantão
Hemocentro de Roraima vai abrir em horário especial nesta sexta-feira (Foto: Arquivo/Folha)

Por conta do feriado de Corpus Christi, nessa quinta-feira, 15, alguns serviços oferecidos à população terão alterações. Nas repartições públicas e instituições de ensino, as atividades ficam suspensas e retornam a normalidade na segunda, 19. Para não deixar a população desassistida, alguns órgãos funcionarão em regime de plantão, enquanto aqueles serviços considerados essenciais vão permanecer com suas rotinas inalteradas.
SAÚDE – De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), as equipes do Pronto Atendimento Airton Rocha e do Pronto Socorro Francisco Elesbão, que fazem parte do Hospital Geral de Roraima (HGR), serão reforçadas para atender as ocorrências nas portas de entrada de urgência e emergência, frente à demanda que tende a aumentar no feriado.
O Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN) também irá funcionar normalmente durante o feriadão. A única exceção fica para os atendimentos ambulatórios da Clínica Especializada Coronel Mota (CECM) e do Centro de Referência de Saúde da Mulher (CRSM), bem como seus setores administrativos, que retornam na segunda.
O Pronto Atendimento Cosme e Silva (PACS), localizada no bairro Pintolândia, zona Oeste, vai reforçar a equipe de enfermagem para atender com maior agilidade os casos de urgência. O mesmo ocorre no Hospital da Criança Santo Antônio, no bairro 13 de Setembro, zona Sul, que funcionará normalmente, segundo a Prefeitura.
Já o Hospital Regional Sul, em Rorainópolis, também estará reforçado para atender as demandas no feriado. O banco de sangue da unidade foi abastecido para os casos de urgência e emergência.
HEMORAIMA – Durante a semana, o Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima (Hemoraima) realizou chamamento público para reforçar o estoque de sangue para este feriado prolongado. A unidade coletora é a responsável por auxiliar os hospitais públicos e privados do Estado.
Com tudo, para reforçar o estoque, o Hemoraima vai promover realizar ações de coleta nessa sexta-feira, 16, das 7h até 12 horas. A unidade está localizada na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 3.418, bairro Aeroporto (próximo ao HGR).
BOMBEIROS – Para garantir a segurança da população, que costuma aproveitar o feriado em balneários e logradouros públicos, o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR) estará com efetivo operacional reforçado neste período. Segundo o órgão, serão empregados, em todo o Estado, 278 bombeiros militares especialistas em atendimento pré-hospitalar, combate a incêndios, salvamento em altura, terrestre e mergulho.
Em Boa Vista, o serviço funcionará com dois caminhões da Companhia de Combate a Incêndio, ambos com capacidade para 10 mil litros de água; uma ambulância da Companhia de Atendimento Pré-hospitalar e uma guarnição da Companhia de Busca e Salvamento. Já em Caracaraí, Rorainópolis e Pacaraima, os Bombeiros manterão diariamente os serviços nas companhias com caminhões de combate a incêndios, ambulâncias de resgate e equipes do Grupamento de Busca e Salvamento.
Em todos os quartéis há mergulhadores escalados nos plantões. “Todas as ocorrências envolvendo vítimas presas em ferragens, afogamentos, incêndios em residências, comércios e veículos, entre outras, devem ser comunicadas imediatamente ao telefone 193”, destacou o órgão.
CAER – Para auxiliar a população, a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer) informou que vai funcionar em regime de plantão nesta quinta-feira, 15, para atendimento de manutenção das redes de água e esgoto, bem como das estações de tratamento e estações elevatórias.
Porém, segundo a Companhia, as agências de atendimento estarão fechadas. “A Caer orienta aos clientes que necessitarem de atendimento durante o feriado, que entrem em contato com a empresa pelos canais de atendimento disponíveis, como a Central de Atendimento, 0800-280-9520, das 8h às 18h, o aplicativo Caer Mobile (disponível para Android) ou por meio do portal da Companhia, www.caer.com.br”, informou.
TRANSPORTE PÚBLICO – Segundo a Prefeitura de Boa Vista, o transporte coletivo da capital vai circular com apenas 85% da frota nos dias 15, 16 e 17, no período das 5h à meia-noite. Já os táxis lotação estarão disponíveis nos dias 15 e 16, no período das 6h às 20h. No sábado, 17, das 6h às 14h.
LIMPEZA – Os serviços de coleta de lixo e limpeza em Boa Vista não sofrerão alteração, segundo a administração municipal.
BANCOS – De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários de Roraima (Sintraf-RR), Adauto Andrade, as redes bancárias do Estado não irão funcionar nesta quinta-feira, 15. Os boletos com vencimento com essa data serão automaticamente transferidos para a sexta-feira, 16, data de retorno das atividades.
DEFENSORIA PÚBLICA – Devido ao feriado, as atividades da Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) ficarão suspensas nesse período, devendo retornar ao normal na segunda, 19. “O atendimento da DPE durante o feriado prolongado funcionará em regime de plantão, nas audiências de custódia por um defensor público no período de 15 a 18 de junho”, informou em nota.
TJRR – Assim como a DPE, os atendimentos do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) também estarão suspensas durante o feriadão. No entanto, as atividades de urgência vão funcionar em esquema de plantão na sexta-feira, 16.
CORREIOS – De acordo com a assessoria de comunicação dos Correios, as atividades da estatal serão paralisadas nesta quinta, 15, devendo retornar a normalidade nesta sexta-feira, 16.
SHOPPINGS – O horário dos dois shoppings Centers da cidade também será alterado por conta do feriado. Nesta quinta-feira, 15, o horário de funcionamento do Pátio Roraima Shopping, no bairro Cauamé, zona Oeste, será das 14h às 22 horas para as lojas; e das 12h às 22 horas para a praça de alimentação e estacionamento.
Já no Roraima Garden Shopping, localizado no bairro Caçari, zona Leste, as lojas vão funcionar das 14h às 22 horas, enquanto a praça de alimentação terá horário de funcionamento das 11h às 22 horas. Já a academia Smart Fit funcionará neste feriado das 9h às 15 horas. (M.L)




Por Minervaldo Lopes
COMPARTILHAR:

+1

Publicidade:

Roraima music no twitter

Total de visualizações

Cursos Online

Receba Nossas atualizações

•Recomende-nos No Google+
•Receba Nossas Notícias do Roraima Music Por e-mail