Programa nacional qualificará profissionais da área de turismo

Superintendente de Turismo, Alda Amorim: “Programa é um link de formação aos servidores ligados ao turismo”(Foto: Rodrigo Otávio)
 
Foi lançada na manhã de ontem, 12, no auditório da Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV), no bairro São Francisco, zona norte, a plataforma Brasil Braços Abertos. O programa tem a finalidade de qualificar e complementar os profissionais de turismo que atuam na área, por meio de 80 horas de aula online. As inscrições para a plataforma estão abertas até o dia 30 de setembro no site do programa (brasilbracosabertos.turismo.gov.br).
Segundo a Superintendente de Turismo, Alda Amorim, um dos problemas mais frequentes na área é a falta de tempo dos profissionais para possíveis formações. No entanto, durante as Olimpíadas no Rio de Janeiro, o Ministério do Turismo constatou e aprovou a formação à distância. Com o lançamento, serão disponibilizadas salas no CCTI, a fim de que os interessados tenham equipamento e internet para concluir as aulas até o mês de dezembro, como previsto.
 “É uma ferramenta importante para a melhoria na qualidade dos serviços, do atendimento e da fidelização do turista”, pontuou. Segundo a superintendente, o uso de ferramentas digitais vai ao encontro da estratégia do Ministério do Turismo e da tendência mundial de inovação do setor, uma vez que a inovação tecnológica para a qualificação faz parte do Plano Nacional de Turismo.
INSCRIÇÕES - Os profissionais interessados em participar da plataforma devem acessar o site do Brasil Braços Abertos (brasilbracosabertos.turismo.gov.br/cadastro). Lá, deverão realizar o cadastro com informações básicas pessoais, como nome, endereço e CPF, e informações profissionais, como o tipo de trabalho e o estabelecimento onde atua, para concluir a ação. Ao final do curso, em dezembro, os profissionais poderão obter o certificado de conclusão pelo site do programa.
VERSÃO PILOTO – O programa Braços Abertos teve uma versão piloto durante os Jogos Rio 2016, que contou com a inscrição de 8,2 mil quiosques, ambulantes, trabalhadores do setor de hospedagem e outros profissionais do setor. Inicialmente, o programa foi pensado para quem já opera no turismo, mas que muitas vezes não tem a disposição de voltar para uma sala de aula para se qualificar. Assim, surgiu a proposta de criação do aplicativo que foi um sucesso e agora é disponibilizado para todo o Brasil.
PLANO DE AÇÃO - Além do lançamento da plataforma Brasil Braços Abertos, a Prefeitura Municipal de Boa Vista realizou ontem a Oficina de Validação do Plano de Ação da Capital, que vem sendo construído há dois anos e meio envolvendo todo o trade turístico. Uma vez com o plano, a Superintendente de Turismo, Alda Amorim, relatou que as ações e projetos começam a ser desenvolvidos.
O Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (Pdits) é um documento oficial, construído por uma empresa contratada na licitação e acompanhado e monitorado pelo Ministério do Turismo. Conforme o consultor de turismo da empresa vencedora, Thiago Sales, o plano pode vir a ser utilizado como manual de como trabalhar o turismo no município.
Ele explicou que o município foi avaliado e o Pdits criado com a participação dos representantes da população. Ao entregar o plano, o mesmo passa a ser um documento oficial de recaptação de recursos e de acompanhamento do desenvolvimento do turismo. Sales ressaltou que vários pontos já frequentados não haviam sido identificados como potencial.  “O diagnóstico foi complexo, é um estudo que pretendemos deixar em órgãos de acesso à população até pra conhecer melhor”, disse.
O especialista destacou o caso das atividades relacionadas à visitação de parques, estudos arqueológicos, trilhas que podem ser definidas e a malha viária. Além de sugestões, o plano também apresenta críticas para certas situações. Segundo Sales, o plano tem um tempo determinado de 10 anos para a sua construção. (A.G.G)






Por Folha Web
COMPARTILHAR:

+1

Publicidade:

Roraima music no twitter

Total de visualizações

Cursos Online

Receba Nossas atualizações

•Recomende-nos No Google+
•Receba Nossas Notícias do Roraima Music Por e-mail