PM e SMTRAN recebem smartphones para fiscalização eletrônica no trânsito

Aparelhos são dotados com sistemas que possibilitam consultas de condutores, veículos e infrações em tempo real
Cada órgão recebeu cinco smartphones, além de dois etilômetros para PM e um para o SMTRAN (Foto: Ascom/Detran)

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) fez ontem, 07, a entrega de dez aparelhos smartphones de fiscalização, sendo cinco para a Polícia Militar (PM) e cinco para a Superintendência Municipal de Trânsito (SMTRAN). Os aparelhos são dotados com sistemas que possibilitam consultas de condutores, veículos e lavramento de autos de infração de forma eletrônica e em tempo real, para ajudar nas fiscalizações e evitar possíveis erros no preenchimento dos autos. Além dos aparelhos, o Detran também entregou aparelhos etilômetros.
A partir de agora, o agente de trânsito do SMTRAN e também da PM que atuam no policiamento urbano poderão fazer uma consulta mais exata e com mais rapidez durante as fiscalizações, tanto de veículos quanto de condutores. Informando apenas a placa do carro ou moto, o sistema do aparelho identifica modelo, cor, situação financeira, entre outros detalhes.
Conforme o chefe de fiscalização de trânsito do Detran, Vilmar Florêncio, uma parceria foi o que motivou a entrega dos equipamentos. “Esses órgãos atuam junto com o Detran na fiscalização. Com ajuda deles, conseguimos reduzir o número de acidentes e infrações. Disponibilizar esses smartphones e etilômetros vai possibilitar uma lavratura de auto mais segura”, disse.
Antes, os autos de infrações eram feitos através de blocos de papel com preenchimento manual. Esse procedimento era mais passível de erros. “Às vezes, um erro na placa poderia prejudicar a operação. Agora, com sistema eletrônico, não. As informações são exatas e o sistema indica tudo no exato momento. Será mais seguro não só para o agente, mas para o próprio condutor”, frisou.
Para o atual diretor-presidente do Detran, Flamarion Portela, todos os órgãos estão trabalhando com um único objetivo: reduzir o número de acidentes, mortes e infrações no trânsito. “Não podemos nos contentar com os índices alarmantes de acidente. Quando acontece algo grave, além da tristeza familiar e danos materiais, ainda há os prejuízos com a saúde. Precisamos pensar em quantas pessoas estão hoje nos hospitais se recuperando de problemas que tiveram por falta de prudência no trânsito”, enfatizou.

Fiscalização será intensificada nos feriados que se aproximam

O Detran realiza três blitzen fixas diariamente, uma em cada turno, em vias diferentes da Capital. Além destas fiscalizações, são realizadas as blitzen volantes, compostas por viaturas e agentes que se dividem em turnos diferentes 24 horas por dia. Com a chegada dos próximos feriados prolongados, como o de Corpus Christi, no dia 15, e Dia de São João, 24, a intenção do órgão de trânsito é aumentar consideravelmente as fiscalizações, principalmente por conta da ingestão de bebida alcóolica entre os condutores.
Segundo o chefe de fiscalização de trânsito do Detran, Vilmar Florêncio, atualmente o órgão conta com 38 agentes aptos a fiscalizar em Boa Vista e oito no interior, sendo dois em Caracaraí, dois em Mucajaí (ambos a centro-sul do Estado), dois em Pacaraima (norte) e dois em Rorainópolis (sul). “As viaturas, que também contam com agentes da PM, fazem as rondas pelas ruas e, ao se depararem com situações de infração ou suspeitarem de irregularidade, é feita a abordagem. Durante os feriados, vamos atuar de maneira ainda mais intensa”, afirmou.
A fiscalização com etilômetro acontece em Boa Vista e no interior do Estado. Recentemente, quatro novos municípios receberam o aparelho: Bonfim (leste), Alto Alegre (centro-oeste), Mucajaí e Pacaraima. Já os municípios de Caracaraí e Rorainópolis tiveram os seus etilômetros substituídos por novos, pois estavam com o prazo de validade vencido.
“Consideramos que todas essas medidas têm reduzido de forma efetiva o número de acidentes. Isso é comprovado com as estatísticas que recebemos. Queremos melhorar ainda mais, pois possuímos um efetivo reduzido. A intenção é que melhoremos e aumentemos o nosso quadro em breve para que possamos fazer uma fiscalização mais eficaz e intensa. Mesmo assim, estamos satisfeitos com o trabalho apresentado”, destacou Florêncio. 







Por Folha Web
COMPARTILHAR:

+1

Publicidade:

Roraima music no twitter

Total de visualizações

Cursos Online

Receba Nossas atualizações

•Recomende-nos No Google+
•Receba Nossas Notícias do Roraima Music Por e-mail