Chuvas são as mais intensas dos últimos seis anos e seguirão rigorosas até agosto

Chuvas serão espaçadas, porém intensas, como aconteceu no Uiramutã, onde um forte temporal fez transbordar rios e igarapés inundando varias comunidades
Chuvas alagaram algumas regiões do Município de Normandia, a Leste do Estado (Foto: Divulgação)

O mês de maio foi marcado por fortes chuvas. Ao norte do Estado, o Município de Uiramutã foi o mais afetado, quando um temporal fez transbordar os rios e igarapés da região, deixando diversas comunidades submersas, quando quase mil pessoas ficaram desabrigadas. Conforme as previsões meteorológicas, as chuvas fortes seguem até o início do mês de agosto.
O meteorologista da Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ramon Alves, afirmou que o período chuvoso deste ano já ultrapassa o de 2016 em quantidade de água. Somente no mês de maio, as chuvas elevaram o nível de água em cerca de 400 milímetros – o normal para esta época do ano é de até 225.
Ele relatou que este é o inverno mais rigoroso desde o registrado em 2011, quando o nível do Rio Branco, o principal do Estado, subiu tanto que chegou a cobrir a plataforma mais baixa da Orla Taumanan, no Centro Histórico de Boa Vista. “Naquele ano, as chuvas não cessaram. Chovia constantemente e nós pudemos observar o rio encher aos poucos”, observou.
A diferença este ano é que as chuvas são mais espaçadas, porém mais fortes. “No mês de maio não choveu muito, mas as chuvas que caíram foram intensas e o volume de água abundante, por isso tivemos aquela cheia repentina dos rios em Uiramutã. A situação não dava para ser prevista com muita antecedência, pois não temos aparelhos de medição naquela região. Essa situação acaba provocando dias mais quentes”, disse.
Alves detalhou que as chuvas estão mais intensas nos municípios ao sul do Estado. “A precipitação é maior em Rorainópolis, São Luiz do Anauá e São João da Baliza. Nestas cidades, a chuva acaba beneficiando a agricultura, que neste momento não sofre com a seca”, explicou.
PREVISÃO – Ramon Alves informou que a previsão de precipitação para os próximos dias no Estado é de tempo claro a parcialmente nublado com possibilidade de chuva em áreas isoladas. A tendência é de temperaturas estáveis com variações entre 24°C e 32°C.




Por Folha Web
COMPARTILHAR:

+1

Publicidade:

Roraima music no twitter

Total de visualizações

Cursos Online

Receba Nossas atualizações

•Recomende-nos No Google+
•Receba Nossas Notícias do Roraima Music Por e-mail