Seguidos apagões e quedas de energia provocam prejuízos aos consumidores | Portal RR Music

Seguidos apagões e quedas de energia provocam prejuízos aos consumidores

Instabilidade no fornecimento de energia vem sendo registrada constantemente e se intensificou no fim de semana
Eletrobras informou que, no sábado, desligamento ocorreu na Venezuela, mas não explicou o que ocorreu na sexta-feira (Foto: Arquivo/Folha)

Desde sexta-feira, 26, a população de Boa Vista vem enfrentando diversas interrupções de energia elétrica durante o período da tarde.  No sábado, 27, as quedas ocorreram em horários alternados do dia. Além de não ter recebido nenhum esclarecimento por parte da Eletrobras Distribuição de Energia, o setor comercial da Capital afirma que sofreu prejuízos.
A cabeleireira Rosana Santos foi uma das atingidas. Após a primeira queda e retorno de energia da sexta-feira, ela acreditou que a interrupção não voltaria a acontecer. “Não demorou muito e a luz foi de novo. Nessa hora, a gente já começou a tirar o que podia da tomada, com medo de perder algum aparelho”, afirmou.
No entanto, o retorno da energia trouxe uma desagradável surpresa. Rosana perdeu uma central de ar, um secador e uma chapinha em razão das quedas. Sem acreditar no que havia acontecido, ela afirmou que tentou religar os aparelhos, sem sucesso. “A gente tem vontade de chorar, porque é um prejuízo que não vai ter reembolso”, lamentou. A cabeleireira ressaltou que, anos atrás, teve problemas com a geladeira de casa após diversas quedas de energia. Por não estar em casa, ela não conseguiu salvar o aparelho.
 O gerente de supermercado Marcos Antônio explicou que as interrupções dos dois dias seguidos causaram a perda de diversos produtos perecíveis. Além disso, uma das centrais de ar e a câmara frigorífica precisaram de manutenção após as quedas. No total, ele avaliou que o prejuízo foi de R$8 mil a R$10 mil. “Não foi só nesse fim de semana. As quedas são frequentes aqui”, afirmou. Junto ao advogado do supermercado, ele destacou que o supermercado vai procurar saber os motivos das interrupções e quem vai bancar os prejuízos imprevisíveis.
GERADOR - Ciente das quedas de energia na Capital, o gerente de uma loja de produtos animais, Gleidston Machado, explicou que a alternativa foi comprar um gerador próprio. A máquina foi comprada há cerca de dois anos, época em que a crise energética se ampliou. “A gente agradece por ter o gerador, porque o prejuízo já foi grande aqui”, frisou.
Machado destacou que, antes do equipamento, a loja já havia sofrido prejuízo com o frízer que armazena vacinas. Os produtos não podem ficar sem o condicionamento necessário em nenhum momento. “Se não fosse o gerador, esses últimos três dias teriam sido só de prejuízos, porque falta energia direto”, destacou.
ELETROBRAS - A Eletrobras Distribuição Roraima informou que no sábado, 27, às 14h40, houve um desligamento automático na linha de Macágua-Las Claritas, na Venezuela, com interrupção total da carga da Eletrobras. Frisou que o sistema permaneceu instável até ser normalizado às 16h46 em todos os municípios interligados ao sistema da Venezuela. A empresa não se pronunciou sobre o problema na sexta-feira, 26. (A.G.G)




Por Folha Web
COMPARTILHAR:

+1

Publicidade:

Roraima music no twitter

Total de visualizações

Cursos Online

Receba Nossas atualizações

•Recomende-nos No Google+
•Receba Nossas Notícias do Roraima Music Por e-mail