Governo federal reconhece situação de emergência em 24 cidades de PE atingidas pelas chuvas

Portaria foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (31). Outro ato administrativo da Secretaria Nacional de Defesa Civil reconheceu emergência em Maceió e em outras cidades de Alagoas.
Chuvas em Pernambuco deixaram mais de 55 mil desabrigados e desalojados (Foto: Reprodução/TV Globo)

O governo federal reconheceu a situação de emergência em 24 municípios de Pernambuco atingidos pelas chuvas e enchentes. A Portaria número 68 foi publicada na edição desta quarta-feira (31) do Diário Oficial da União pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. O ato administrativo também reconhece a situação de emergência em Maceió e em outras cidades de Alagoas.
Situação de emergência é um termo é definido como uma "situação anormal, provocada por desastres" e que comprometa parcialmente a capacidade de resposta do poder público local. O caso pode requerer ajuda financeira ou reforço policial, deslocado de regiões vizinhas sob o comando da União.
Em Pernambuco, desde o início das chuvas, na semana passada, três pessoas morreram. Duas em Lagoa dos Gatos e uma em Caruaru. As duas cidades ficam no Agreste do estado.
Ao todo, mais de 55 mil pessoas tiveram que deixar as casas. De acordo com a portaria, o governo federal reconheceu a situação de emergência nos seguintes municípios
A portaria da União foi editada horas depois de o governo de Pernambuco alterar a situação dos municípios atingidos pela chuva e enchente. Na terça-feira (30), o estado publicou um decreto que retirou a calamidade pública de 15 cidades e cocolou 24 municípios em emergência.
O estado garante que essa mudança de nomrnclatura não interfere no processo de recuperação das áreas prejudicadas. Também não terá impacto nas ações de ajuda às vítimas.
Na terça, o Ministério da Integração Nacional anunciou o envio de cerca de R$ 32 milhões, até o fim da semana, para os governos estaduais de Alagoas e Pernambuco. A verba será destinada a ações emergenciais nas cidades atingidas por chuvas fortes nas últimas semanas.

Grande Recife

Chuvas em Pernambuco deixaram mais de 55 mil desabrigados e desalojados (Foto: Reprodução/TV Globo)
A chuva forte que cai nesta quarta-feira (31), no Grande Recife, deixou várias ruas alagadas, nas primeiras horas da manhã. Problemas foram registrados na Zona Sul e na Zona Oeste. Carros tiveram dificuldade para trafegar em diversos pontos.
Em, Afogados e na Ilha do Retiro, na Zona Oeste, vias ficaram tomadas pela água. Na Ilha Joana Bezerra, na área central, havia muitos pontos de alagamentos. Os carros e ônibus passaram com dificuldade pela área do Fórum Rodolpho Aureliano e a comunidade do Coque.
A Avenida Antônio de Góis, no Pina, na Zona Sul, eram dois pontos de alagamentos. Na Agamenon Magalhães, no sentido Recife-Olinda, a água começou a se acumular nas primeiras horas da manhã.

Alerta

Na terça-feira (30), a Agência Pernambucana de águas e Clima (Apac-PE) emitiu um alerta de precipitações com intensidade de moderada a forte na Zona da Mata e na Região Metropolitana do Recife (RMR). Emitido às 17h40, o aviso é válido até o mesmo horário da quarta-feira (31).
No Recife, a Defesa Civil do município recomenda que moradores de locais de risco procurem abrigo em locais seguros, em caso de necessidade. O órgão mantém um plantão permanente de 24 horas, podendo ser acionado através do telefone 0800 081 3400. A ligação é gratuita.

Solidariedade

Para ajudar as famílias que perderam praticamente tudo nas enchentes, diversas instituições e entidades realizam arrecadação de alimentos não perecíveis e objetos de higiene pessoal. Há pontos de coleta no Recife, em Olinda e nos 15 campi do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).

Entenda as fortes chuvas

No Nordeste, as chuvas ocorrem por causa de um fluxo de vento que vem do oceano carregado de ar úmido, formando nuvens carregadas na costa e na Zona da Mata. De acordo com o meteorologista Celso Oliveira, da Somar Meteorologia, trata-se de um sistema chamado onda de leste, comum nesta região no outono e inverno. 





Por G1 PE
COMPARTILHAR:

+1

Publicidade:

Roraima music no twitter

Total de visualizações

Cursos Online

Receba Nossas atualizações

•Recomende-nos No Google+
•Receba Nossas Notícias do Roraima Music Por e-mail