Quase 180 mil pessoas devem ser vacinadas contra a gripe em RR | Portal RR Music

Quase 180 mil pessoas devem ser vacinadas contra a gripe em RR

Professores da rede pública e privada devem tomar a vacina, assim como funcionários do sistema prisional
Gestantes e puérperas fazem parte do grupo prioritário e devem procurar os postos de saúde (Foto: Rodrigo Otávio)

A segunda etapa da campanha de vacinação contra a influenza já começou e a expectativa do Ministério da Saúde é que 178.189 pessoas sejam vacinadas no Estado. Ao todo, foram disponibilizadas cerca de 196 mil doses de vacina.
Os grupos prioritários desta etapa são as gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias), idosos acima de 60 anos, menores de cinco anos, portadores de doenças crônicas, povos indígenas, pessoas privadas de liberdade, incluindo jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas e funcionários do sistema prisional.
A novidade da campanha de 2017 é que os professores da rede pública e privada também são prioridade na ação e estão inclusos nesta segunda fase. Na primeira semana de mobilização, apenas profissionais da saúde e crianças de até dois anos de idade foram vacinados.
A diretora do posto de saúde 31 de Março, Lesliê Barreto, disse que a população está lotando os corredores da unidade todos os dias. “A procura maior é por parte dos idosos. Eles vêm em maior número, mas muita gente dos outros grupos tem vindo até aqui para tomar a vacina”, afirmou. O funcionamento da unidade é das 08h30 às 11h30 e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira. Segundo Lesliê, as doses não têm limite por enquanto. “Quando está acabando, nós pedimos mais do Centro Municipal de Imunização e o estoque é reabastecido”, afirmou.
Quanto aos documentos necessários para a vacinação, a diretora da unidade de saúde explicou que, para pacientes com doenças crônicas, é necessário um laudo médico; os professores devem levar uma declaração da escola onde trabalham. Todas as pessoas dos grupos prioritários devem portar carteira do SUS e cartão de vacina.
A dona de casa Cleidiane Bruce tem consciência de que a imunização é importante. “Eu tenho uma filha de quatro anos e, sempre que tem campanha, venho trazê-la. Agora vou me imunizar também, pois estou grávida. É essencial se prevenir de doenças e continuar saudável”, disse. Outra dona de casa, Maria Ivete Quadros, concorda com a opinião de Cleidiane. “Eu acho ótima a campanha. Me sinto bem em me imunizar, nem sinto reação depois”, afirmou.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que a vacina é destinada prioritariamente às pessoas dos grupos com maior vulnerabilidade para complicações e mortes devido à gripe, segundo orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Somente na Capital, foram disponibilizadas 90 mil doses de vacina para a campanha.
A mobilização nacional está marcada para o dia 13 de maio e a Prefeitura de Boa Vista já está definindo a programação. “A ideia é selecionarmos alguns pontos estratégicos na cidade, entre eles o ponto de vacinação nos dois shoppings e outros locais”, explicou o superintendente de vigilância em Saúde, Emerson Capistrano. (F.M)

Ministério da Saúde alerta sobre a importância de tomar a vacina

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, alertou sobre a importância das pessoas que integram os grupos prioritários tomarem a vacina dentro do prazo. “Faço um apelo às pessoas do público-alvo que busquem o quanto antes os postos de vacinação para garantir a proteção contra a gripe”, pediu.
A coordenadora do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, Carla Dominguez, ressaltou que é essencial não deixar para se vacinar em cima da hora. “Muitas vezes, as pessoas só buscam a vacina quando há registro de um número elevado de casos. É preciso que todos estejam devidamente protegidos antes do inverno chegar, já que a vacina precisa de 15 dias para garantir o efeito”, observou.





Por Folha Web
COMPARTILHAR:

+1

Publicidade:

Roraima music no twitter

Total de visualizações

Cursos Online

Receba Nossas atualizações

•Recomende-nos No Google+
•Receba Nossas Notícias do Roraima Music Por e-mail